Uma mesma sala de estar, diferentes tipos de decoração. Muitas vezes, a primeira ideia de quem quer mudar a cara de algum ambiente é recorrer a elementos que envolvem obra e, muitas vezes, provocam dor de cabeça: derrubar uma parede, pintar outra ou aplicar algum revestimento. Porém, dar uma nova identidade a um espaço pode ser mais simples do que se imagina.

ORIGINAL - 1

Ambiente sem nenhum objeto e móvel de decoração

Nesse apartamento, os elementos básicos como sofá, cortina, televisão e lareira de pedra permanecem os mesmos para mostrar que, utilizando apenas de objetos decorativos e complementos diferentes, pode-se criar variadas ambientações para uma mesma sala de estar. Almofadas, mesas de centro, tapetes, cadeiras e poltronas e quadros são essenciais num desafio desses!

Confira, abaixo, cinco dicas de decoração para sala que mostram como criar uma nova decoração em sua casa apenas com itens pequenos, que não vão afetar tanto o bolso e nem gastar o tempo de quem está querendo transformar a casa de um jeito rápido, fácil, inovador e express.

 Almofadas: Cores e Texturas para o Sofá

As almofadas são objetos de decoração relativamente baratos, fáceis de encontrar e que possuem uma grande diversidade de cores, estampas e texturas. Basta ter criatividade e um pouco de ousadia para montar os conjuntos!

Na primeira opção, a mistura de almofadas de diversas estampas e cores bem vivas destaca o estofado e deixa o ambiente com mais vida. A terceira escolha traz almofadas verdes, que deixam o espaço colorido mas, ao mesmo tempo, leve.

almofadas criativas

No segundo caso, mais clássica, escolheu-se e um mix de almofadas neutras, mas com texturas e volumes diferentes para dar um charme para o sofá.

O verde é uma tonalidade que entra em harmonia com as paredes claras e piso do estar. Um dica boa para quem quer dar um ar novo ao sofá é trocar apenas as capas das almofadas, que podem ser armazenadas no armário quando não estiverem sendo usadas, sem ocupar muito espaço, para depois serem utilizadas novamente.

Mesas de Centro: Composição Diferentes

Outra opção não tão cara e simples para dar uma nova o ambiente é trocar a decoração do centro do ambiente: as mesinhas. Na primeira versão, dois pufes-mesa de concreto, acompanhados de livros coloridos e decorações em cima, fecham uma dupla com o pufe do tecido do sofá.

Na  segunda opção, um grande pufe quadrado, do mesmo tecido do sofá, e mais dois pufes pequenos e redondos de couro ecológico formam um conjunto super moderno, prático e aconchegante. Na terceira composição, uma mescla das duas alternativas anteriores traz um resultado mais divertido e versátil. Ou seja, com poucas opções e com a mistura delas, montou-se três ambientes lindos e diferentes. É só não ter medo de usar a criatividade!

cadeiras criativas

Cadeiras e Poltronas: Posições Diferentes, Ambientes Diferentes

Mesmo em um ambiente pequeno, é importante que se tenha lugares para acomodar os visitantes, como amigos e familiares. Por isso, as três opções apresentam cadeiras na lateral do sofá, servindo de ponto de apoio na sala de estar.

No segundo caso, as cadeiras de madeira e palha formam o conjunto, enquanto que, no primeiro, essas mesmas recebem almofadas, que aumentam a sensação de conforto e deixam o mesmo móvel com uma nova pegada. No terceiro ambiente, duas das cadeiras da mesa de jantar foram trocadas de posição e ocupam outra ponta do espaço. Detalhe: como elas são de animal print, combinam muito com a mistura de cores e texturas dessa opção!

Tapetes: Ambientar a Sala sem Perder o Aconchego

Peças-chave quando se em decoração e conforto, os tapetes podem ser uma ótima solução para mudar o seu ambiente e deixar tudo mais aconchegante. Nesse apartamento, dois tapetes diferentes possibilitaram três versões para a decoração.

tapetes criativos

Na primeira e terceira opções, um tapete clássico retangular de pelinhos cinza completa o espaço e, na segunda, um tapete peludo fake dá um chame para o conjunto de mesas de centro e pufes. A grande vantagem de se usar tapetes para transformar a cara de um ambiente é que eles podem ser enrolados e guardados quando a vontade de mudar novamente surgir, não ocupando muito espaço se não estiverem sendo usados.

Quadros: Soltos para Mais Opções

Nada melhor para tirar o vazio das paredes do que lindos quadros! O mais legal desse item de decoração é que se pode ter vários quadros espalhados pela casa e ir trocando as posições ou ambientes, assim como fizemos nesse apartamento. Do quarto para a sala, da sala para o quarto, as opções são várias! Também fica interessante utilizar os quadros com pequenos itens de decoração, posicionados em cima de bancadas ou apoiados nas paredes. Além de proporcionar um resultado moderno e despojado, torna-se muito mais fácil trocá-los de lugar e criar novas ambientações.

quadros criativos

 

Uma mesma sala de estar, três ambientes lindos, diferentes e cada um com seu estilo! O primeiro com uma pegada mais clean, leve e contemporânea. No segundo, bem jovem e colorido, a sala ganha uma mistura de tons e fica com um ar mais moderno. No terceiro, as matizes verdes trazem uma sensação reconfortante e de aconchego.

Dicas de Decoração para Sala COMPOSIÇÃO 1 - 6Dicas de Decoração para Sala COMPOSIÇÃO 2 - 4Dicas de Decoração para Sala COMPOSIÇÃO 3 - 4

Ou seja, sem mudar os aspectos principais do ambiente, como sofá, cortina, televisão, lareira, pintura das paredes e até mesmo piso, montou-se três composições distintas usando apenas a decoração. Elementos soltos são essenciais para isso, ainda mais num apartamento pequeno, pois facilitam as transformações e possibilitam deixar o espaço sempre com algum elemento novo e surpreendente. Buscar referências e ousar na criatividade fazem toda a diferença!