Época Móveis


Sala de estar: como organizar em 10 passos!

por Portal em 29/11/2017

Organize sua sala de estar em 10 passos: escolha o que e onde deve ficar cada coisa, e depois comemore o resultado com os amigos!

Prepare-se, então, para o nosso passo a passo que vai te ajudar a entender melhor seu espaço disponível, o que precisa mesmo estar em sua sala de estar, o que você adoraria que tivesse e como cada móvel pode te ajudar nesta tarefa.
decoração-sala-de-estar

Passo a passo para organizar sua sala de estar

1- Sua sala de estar tem mais de um ambiente?


Por exemplo: Tem TV em sua sala de estar ou ela fica em um cômodo separado? Tem um recanto ou conjunto de movéis que compõem um espaço para ouvir música ou para leitura?

Entenda essa disposição antes de prosseguir. Note como esta sala de estar tem vários ambientes: Bar TV e até um cantinho para relaxar :

decoração-salas

2- Sua sala de estar é integrada com outros ambientes?

Em algumas residências a sala de estar é integrada com a copa, à sala de jantar e até mesmo com uma cozinha americana ou até um bar.
Esse fator pode alterar totalmente  a maneira de organizar sua sala de estar.

3- Defina o que precisa realmente estar em sua sala de estar

Com isso nos referimos a utensílios e objetos práticos, não enfeites, que trataremos mais tarde

Você pode usar a sala de estar para guardar seus livros, CDs ( tem gente que ainda usa…), revistas, aparelhos de som e TV, controle remoto, chaves, guarda chuvas,utensílios para lareiras e até mesmo talheres e toalhas de mesa, quando os ambientes são integrados com a copa ou sala de jantar.

4- Visualize tudo que pode ser usado para organizar esses elementos

Quais os móveis compõem sua sala de estar  e podem ajudar a organizar todas essas coisas?
Racks, gaveteiros, estantes, mesas de centro e laterais, prateleiras, consoles, aparadores etc.
  

living-decoration

5- Que enfeites você faz questão de manter em sua sala de estar?

Vasos, cristais, bandejas, pratarias, cinzeiros, quadros, lembranças de viagem, estatuetas, candelabros, antiguidades e até livros.

São tantas as peças de decoração que a gente gosta e desejaria deixar exposta para nossos convidados verem, não é mesmo? Selecione as suas preferidas.

living-contemporâneo

6- Será preciso trocar algum móvel?

Com todos esses elementos que você precisa organizar em sua sala de estar, pode ser que você note que trocar um móvel talvez seja necessário.

Sempre é melhor trocar do que acrescentar mais um móvel porque o excesso de mobília pode deixar sua sala apertada.
Se esse for o caso, pense em móveis de dupla função, como mesa de centro com gavetas nas laterais ou com tampo de vidro tipo vitrine, aumentando a área aproveitável para apoiar objetos.
Uma dica para quem tem muitas coisas para organizar na sala de estar é usar prateleiras junto ao teto como neste ambiente, veja:

dicas-organização-e-decoração-sala
 

7- Amplie o espaço com objetos organizadores

Reparou na imagem do modelo de sala de estar acima que , além das prateleiras, tem dois baús metálicos debaixo de um console?  E que ao lado dele tem caixas de madeira usadas como porta revistas?

Pense em que objetos podem ser bonitos, e ao mesmo tempo, ajudar a organizar sua sala de estar, confira estas sugestões:

 

 

 



8- Dê preferência por enfeites que também organizam e guardam


Baús, caixinhas de madeira marchetada, caixas de chá e até vasos e bandejas podem ajudar a “esconder” e organizar miudezas.

 



9– Hora de pôr as coisas no lugar

Comece pelo que é necessário. Tudo que não é bonito e não precisa estar à vista você deve colocar em móveis fechados, como gaveteiros e baús.
Os demais, nas prateleiras e nos móveis, mas tomando cuidado de escolher coisas bacanas, como seus livros encadernados, por exemplo, revistas de época e utensílios úteis e bonitos, como cinzeiros de cristal.

A seguir, organize os seus enfeites, mas sempre ligando-os a alguma funcionalidade do móvel que os sustenta. Por exemplo: não faz sentido pôr candelabros no cantinho do som, mas na área de leitura ou da lareira, podem ficar mais integrados.

sala-de-estra-decoração-amarela

10- Aprecie os resultados e chame os amigos

Agora que sua sala de estar está linda e organizada, já  sabe: prepare uma reunião com os amigos e aguarde os elogios!

Fonte: Viva Decora